sexta-feira, 25 de maio de 2012

NÃO!

O Tribunal de Almada anulou esta semana a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) para a construção da estrada regional 377-2, de ligação da Costa de Caparica à Fonte da Telha.

Depois das intervenções do senhor Provedor de Justiça e da decisão da senhora ministra, esta sentença judicial é mais uma contribuição para aqueles que sempre acreditaram que poderiam vencer este crime.

Curiosamente, no momento em que o Tribunal anula a declaração de impacto ambiental da ER 377-2, o inefável presidente da Junta da Costa da Caparica, em declarações ao Correio da Manhã, insiste em obras que atentam contra património natural, agrícola e paisagístico do concelho e do país. Depois das infelizes declarações do Deputado Nuno Matias, PCP e PSD continuam de mãos dadas pelo betão no concelho de Almada. 

Tem sido um percurso muito duro. Não é fácil enfrentar a especulção imobiliária e o poder instalado, que usou tudo, até a mentira, para prosseguir os seus intentos. Como estão vivas as palavras duras do Dr. Miguel Sousa Tavares: «Acuso esta gente que só sabe governar para eleições, que não tem sequer amor algum à terra que os viu nascer, que enche a boca de palavrões tais como "preservação do ambiente" e "crescimento sustentado" e que não é mais do que baba nas suas bocas, de serem os piores inimigos que o país tem. Gente que não ama Portugal, que não respeita o que herdou, que não tem vergonha do que vai deixar.»  

Faz um ano que a Senhora Presidente da Cãmara perdeu a compostura, quando apresentei uma declaração política sobre a estrada na Assembleia Municipal.

Pouco tempo antes, foi preciso chamar as coisas pelo nome certo, num país que começa a estar tristemente habituado ao lodaçal dos compromissos tíbios, a que chamam por vezes «oposição construtiva».

Faz dois anos que, numa atitude inaceitável num estado de direito, a Câmara Municipal de Almada ocupou terras agrícolas à força e destruiu propriedade privada, sendo mais tarde acusada pelo tribunal de esbulho violento.

Faz dois anos e meio que maioria comunista e oposição oportunista se uniram para rejeitar um Projecto de Deliberação do CDS que visava a protecção das terras atingidas.

Chamei à ER 377-2 a Estrada da Vergonha. Cada vez mais tenho convicção de que o nome só peca por candura. Mas valeu a pena o cansaço, as aparentes derrotas, até os insultos.

Valeu a pena esta luta que uniu agricultores, o Movimento de Cidadãos Uma Charneca para as Pessoas, políticos do CDS, munícipes e especialistas de elevada estatura científica como o Arq. Gonçalo Ribeiro Telles e o Prof. Eugénio Sequeira.

Valeu a pena a acusação rancorosa no Boletim Municipal por ter sido, há quase uma década, o único deputado municipal que impediu a unanimidade em torno do Programa Polis, onde esta estrada já estava contemplada.

Permitam-me uma nota pessoal. Se mais não houvesse, só por ter contribuído para a preservação deste património, a minha entrada na vida política teria valido a pena. 

8 comentários:

soliveira disse...

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa

EMALMADA disse...

DR Fernando Pena

Após esta decisão do Tribunal, felicito-o pela sua luta (individual e coerência política)em benefício de Almada e dos almadenses, da população, dos agricultores e do país.
PS, PSD e BE que se colocaram ao lado da Maria Emília e dos interesses imobiliários, revelaram não entender o que é estar na política e fazer política honesta no interesse de Portugal e com sentido das realidades para defesa do nosso património.
Louvo a sua determinação, coerência e resistência.

Fascistas são aqueles que querem destruir Portugal e menosprezam princípios e valores que não dignificam o país e levam à submissão do ser humano a princípios e valores em que o consumismo e a abdicação de ter ideias é padrão, para mais facilmente nos explorarem.

Parabéns e bom trabalho autárquico.

Anónimo disse...

Fernado,

Não gaste as suas energias em ajustes directos porque isso não dá votos.

Sendo o mais inteligente da oposição não esperava isso de si. Ataca apenas os verdadeiros problemas da cidade criados pela Câmara.

ECALMA
Encerramento do trânsito para dar lugar a ruas sem peões
Lixo nas ruas
Falta de Atracção de investimento para a cidade

Tudo o resto não lhe dá votos e perde tempo proque no seu partido tb há casos como o que afirma

Fernando Sousa da Pena disse...

Caro EMALMADA, as suas palavras são generosas. O dia em que, há quase uma década, fui o único deputado municipal a votar contra o Programa Polis e mereci, por isso, um título acusador no Boletim Municipal, abriu a minha luta como eleito contra esta gente que transformou Almada num reino de betão.

Mas, como se sabe, a causa da ER 377-2 não foi só minha. Apesar do risco de me esquecer de alguém , o Dr. José António Pereira (e os seus colegas do Movimento de Cidadãos "Uma Charneca para as Pessoas"), a Dra. Palmira Gonçalves (da ARABBI), o meu colega António Maco (Presidente da Concelhia de Almada do CDS-PP), a nossa querida Luísa Lima, caparicana de muita fibra, o Prof. Eugénio Sequeira e o Arq. Gonçalo Ribeiro Telles têm certamente os seus nomes ligados àquele que não é um triunfo político, mas uma vitória dos cidadãos contra o poder corrompido.

Fernando Sousa da Pena disse...

Caro Anónimo de 26 de Maio, apesar de perceber a boa intenção das suas palavras, conhece-me mal. Quando entrei na política fi-lo por convicção de que, no nosso país, poucas alternativas há de intervenção na vida pública.

As minhas causas são as coisas em que acredito. Os meus combates são contra as ideias e as práticas erradas na gestão do património comum.

A minha intervenção nunca dependeu de contabilidade eleitoral. Por muitos dissabores que isso possa causar (e já causou), não tenciono afastar-me de um caminho que pode não trazer triunfo, mas pelo menos não atenta contra a minha consciência.

Fiz questão de, em 2009, me apresentar, não só com um Programa Eleitoral, mas com uma Declaração de Princípios. Acho que não me afastei deles. A coerência pode não dar votos, mas outra coisa não faz sentido para mim.

Obrigado.

Anónimo disse...

Bem-haja pelo seu empenho e por ter cumprido aquilo com que se comprometeu. Bem sei as dificuldades que teve, mas a sua firmeza tem sido notável. Regozijo-me por haver políticos verticais.

Abi disse...

Queria lhe agradecer por ajudar os agricultores, o salvamento da sua terra, o seu sustento, a sua vida, e os que não podem fugir, refirro-me a 280 árvores bicentenárias que não têm culpa nenhuma de uma estrada para servir o golf da aroeira e os interesse imobiliários da Polis e da CM Almada e que não iria acrescentar nada, apenas destruiçaõ e construção. Muito Obrigado por existir e ter a coragem de ser político.

Anónimo disse...

Vale a pena ler, reler, ler outra vez, acreditar que ainda há políticos que honram a sua palavra e que não estão vendidos. Obrigada.