quarta-feira, 5 de maio de 2010

Canalha

O saque às Terras da Costa está no terreno. Esta manhã, funcionários da Câmara Municipal de Almada, com a protecção da GNR, entraram em propriedades, vandalizaram os sistemas de rega, destruíram plantações e colocaram estacas para a alegada construção em terreno agrícola.

A Câmara Municipal de Almada está a agir em completa ilegalidade, dado que correm em tribunal processos sobre a matéria (de que tenho as referências). A Câmara Municipal de Almada ignora que está num Estado de direito e actua como se estivesse numa ditadura, como a que o seu partido tentou impor ao país entre 1974 e 1975.

A Presidente da Câmara Municipal de Almada é a protagonista desta ilegalidade. Prometeu acabar com as Terras da Costa à custa de imobiliário e de uma estrada criminosa: http://almadaxxi.blogspot.com/2010/01/noticias-de-almada-22012010.html , http://almadaxxi.blogspot.com/2010/02/gato-escondido.html

Seguir-se-á a Área Protegida e a Reserva Botânica. É sobretudo como cidadão que aqui manifesto o mais vivo repúdio por estes planos abjectos, para que têm contribuído PS, PSD e BE. A Presidente da Câmara quer privar o futuro do mais rico património que Almada tem, e esta história miserável é escrita a quatro mãos.

Hoje estive nas Terras da Costa, com o meu colega deputado municipal, António Maco, com o deputado eleito pelo distrito, Nuno Magalhães, e com o eleito da Assembleia de Freguesia da Costa da Caparica, Pedro Sousa Moraes. O que vimos é da mais profunda indignidade.

Do fundo da alma sai-me o único grito possível face à figura sinistra que decidiu arrasar Almada.






















25 comentários:

Anónimo disse...

Da terra a quem a trabalha passámos à terra a quem dela pode espremer todo o lucro imobiliário. Que vergonha de câmara.

Fernando Sousa da Pena disse...

O que hoje se viu é uma indignidade. A Câmara Municipal atropela o estado de direito, sobrepondo-se ao poder judicial, numa actuação ilegal, cobarde e com enorme aparato policial. Destruíram sistemas de rega e plantações, e agiram como se estivéssemos numa ditadura reles do terceiro mundo.

É grande a ânsia de começar a impor o betão ao pouco solo de valor que nos resta. Uma decisão que envergonha qualquer cidadão de bem e que arrasa património de enorme importância, como consta em todos os estudos que existem.

É preciso que a população de Almada saiba o crime que está a ser cometido. E que ele tem rostos: Maria Emília Neto de Sousa, o seu séquito e os partidos da oposição - PS, PSD e BE - que, sabe-se lá porquê, são cúmplices deste atentado contra as pessoas, o ambiente, a paisagem e a sustentabilidade do concelho.

Anónimo disse...

Recordando Ary dos Santos...

"Nasce do estrume e vive para o estrume
a língua peçonhenta larga fel
e é uma corda que ela-própria-puxa.

Sai-lhe da boca pus e azedume
tem pústulas espalhadas pela pele
é filha de si própria. É uma bruxa."

Fernando Sousa da Pena disse...

Nas declarações à TVI o vereador Rui Martins mentiu descaradamente. Como mentiu a Presidente da Câmara na última Assembleia Municipal, sem qualquer decoro. Está a tornar-se uma imagem de marca deste executivo. Os filhos da mentira...

A CMA não pode ignorar acções judiciais em que é Ré e das quais foi notificada. A CMA está a comportar-se como um bando de marginais, à revelia do Estado de direito.

O que é muito grave.

Anónimo disse...

Li agora mesmo. São estes os democratas de Abril, os antifascistas, os defensores do povo. Lixo, só lixo, esta Câmara. Só apetece vomitar na presença da camarada-chefe. Bem escolhida a citação de Ary dos Santos, porque às vezes o feitiço vira-se contra o feiticeiro.

Anónimo disse...

A Sr.ª Presidente da Câmara de Almada tem orgulho de ser de esquerda?

Ao responder esta pergunta, cuidado! Os regimes comunistas da extinta URSS, da China, Camboja, Vietname, Cuba, e mais os dos países africanos foram todos, sem nenhuma excepção, regimes TOTALITÁRIOS SANGUINÁRIOS!
A Sr.ª Maria Emília formou um regime tirânico em Almada. Deixe os agricultores da Costa viverem em paz. Onde está o tão famoso slogan da CDU “a terra a quem a trabalha”?
Sr.ª presidente, seja democrata ou não sabe o que é ser democrata? Pelos vistos não sabe.
E para terminar aconselho a Sr.ª a ler “O Livro Negro do Comunismo” de Stéphane Courtois.

Fernando Sousa da Pena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Sousa da Pena disse...

A Câmara começou hoje a vedar o terreno com chapa de mais de 1 metro de altura. Estão no local máquinas para terraplanagem e vão montar estaleiro.

Mais betão para encher os cofres municipais (e pessoais???) à custa da perda de solos ÚNICOS NA EUROPA.

O fim das Terras da Costa, decretado pela câmara quando corre processo em tribunal, é num acto totalitário de quem não tem qualquer respeito pelo Estado de direito. Tenho vergonha em partilhar o meu concelho com uma presidente assim.

E onde estão os outros vereadores e partidos, para lá do CDS? Será que nos órgãos autárquicos não existe uma pessoa de bem que se indigne com esta monstruosidade? Uma só?

Anónimo disse...

Os outros só fazem oposição ou dizem que fazem oposição quando lhes interessa.Não têm coluna vertebral ou então se a têm, é como as dos animais rastejantes.

Anónimo disse...

Dr. Fernando Pena, pergunta se há mais alguma pessoa de bem nos órgãos autárquicos. Não me parece, porque senão já tinha aparecido a manifestar a sua indignação. O que está a acontecer na Costa é escandaloso e diz respeito à terra e ao povo que todos prometeram defender. Esta oposição é uma mentira só e valha-nos agora o CDS/PP que tem já o meu voto garantido. Pergunta se há alguma pessoa de bem, ela que se mostre.

Anónimo disse...

Grande vaca!

Anónimo disse...

Presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emilia de Sousa o “protótipo de stalinista”

Fernando Sousa da Pena disse...

Como alguém disse, esta invasão é apenas o Cavalo de Tróia para o ataque imobiliário às Terras da Costa, à Paisagem Protegida e à Reserva Botânica. A próxima etapa é a Estrada da Vergonha (ER 377-2).

Mas não é novidade. O Plano Director Municipal tem abertura só para o betão. E quando a ilegal Via Turística foi chumbada no Supremo Tribunal Administrativo, a D. Emília Sousa prometeu de imediato vingança e que iria fazer a estrada.

Como é notório que não está em causa o interesse do concelho nem das pessoas, fica a dúvida legítima de quem lucrará com esta opção ruinosa.

Anónimo disse...

Canalha, Sr. Fernando Pena? Quem é que é canalha, aqui?

É verdade que você não merece que perca tempo consigo. Mas não resisto a dizer-lhe duas coisas.

A primeira é que canalha é quem mente sabendo que está a mentir, quem deturpa sabendo que está a deturpar, quem explora sentimentos fáceis até à lágrima mais comovente com base nessa mentira e nessa deturpação da verdade. Por isso, canalha maior que o sr. não há, não pode haver.

A segunda para lhe dizer que o 25 de Abril de 1974 se fez, pela luta e mesmo pela vida de muitos e muitos heróis da resistência ao fascismo, contra pessoas como o sr. Exactamente, o 25 de Abril de 1974 fez-se para excomungar da vida social canalhas como o sr. Por isso, bem pode berrar contra o 25 de Abril, como fez na Sessão Solene comemorativa da Assembleia Municipal de Almada. Porque nesta matéria, não me restam dúvidas nenhumas: você não tem nada a ver com o 25 de Abril. Você foi mesmo a razão pela qual o 25 de Abril se fez. E fará, todos os dias, mesmo contra a sua vontade.

Já agora, quer maior canalhice do que a sua ao participar e intervir nessa sessão da Assembleia Municipal? É que para quem não saiba, o sr. votou contra (!!!) a realização da sessão! Votou contra e depois participa? Quer maior canalhice que esta?

Vá lá, agora venha daí carpir mágoas armar-se em vítima dizendo "cá está mais um que ão gosta de ouvir as verdades". Respondo-lhe já. As suas "verdades", as "verdades" da longa noite da ditadura fascista que oprimiu e massacrou milhares e milhares de portugueses, essas não gosto mesmo de ouvir. E pode crer que lhes darei sempre e sempre o combate que puder, não obstante srs. Pena que não são mais do que canalhas travestidos de gente. Lembre-se, sr. Pena, o 25 de Abril de 1974 fez-se contra pessoas como você. Nem mais!

Fernando Sousa da Pena disse...

Decidi publicar o comentário anterior. Neste blogue tenho por critério não publicar insultos pessoais, mas como o atingido sou eu, cá está ele.

O texto fala por si próprio e pelo seu anónimo autor. E prova que, como eu disse nesse discurso que tanto o(a) incomodou, há ainda muitos muros para cair.

O rasto de dezenas de milhões de mortos do comunismo é o certificado da profunda autoridade moral com que escreve. E a indignidade do que está a suceder nas Terras da Costa deveria tê-lo(a) levado a corar de vergonha depois de escrever o seu infame texto.

Anónimo disse...

O desespero da Não Razão leva a que se profiram palavras mais que feitas tentando desviar as atenções do que realmente é importante discutir neste momento.
Com o respeito que se possa ter por todas as datas e efemérides, o povo neste momento não come cravos e as foices só fazem sentido se as Terras estiverem na posse de quem as trabalham.
Os chavões e cassetes gastas só desgastam ainda mais quem parou no tempo, e que não se sabe renovar.
O Povo Almadense assim lhes tirou a maioria absoluta, e como lhes tirarão mais tarde ou mais cedo a confiança total. É uma questão de tempo.
Preocupem-se em resolver os verdadeiros problemas de Almada, e não atacar o deputado Fernando Pena e o CDS pois, em minha opinião, só deitam ainda mais gasolina para a fogueira.

Cumprimentos a todos os que fazem Nobre Arte da Política

APM

Anónimo disse...

Anónima que escreveu o texto acima revelou no seu anonimato quem é. Basta analisar as entrelinhas do teor e vemos logo por quem foi escrito. Sr.ª Maria Emília não se esconda no anonimato dê a cara e mais uma vez aconselho a ler “O Livro Negro do Comunismo” de Stéphane Courtois.

Anónimo disse...

Fernando Sousa da Pena não se intimide com o dito por anónimos como o(a) do 7/Maio 21:06.
O que esse ou essa disse é normal nos incompetentes que vêem a terra a fugir-lhes debaixo dos pés e começam também a ver que há quem faça a oposição que outros nunca tiveram coragem para fazer.

Fez bem em publicar o comentário para que os almadenses conheçam essa gente.

Eles sabem que só fazem canalhices por isso estão em desespero.

Anónimo disse...

Sr.ª Presidente da Câmara de Almada é comunista? Por que é que a sr.ª só fala nos crimes fascista e não fala nos crimes comunistas? Antes de responder veja este vídeo. Não é mais ou menos aquilo que a srª quer fazer em Almada? http://www.youtube.com/watch?v=4DH9Qntlq2U

Anónimo disse...

A Emília já o quis calar na assembleia e agora vêm para aqui os seus caninos seguidores tentar silenciá-lo. Não deixe, porque querem é desviar as atenções da sujeira que estão a fazer aos agricultores. Mas este polvo tirano que controla Almada há de ter o seu fim!

Anónimo disse...

Ao ler esta triste história não pude deixar de a associar ao título do seu post anterior. Afinal transformar terra agrícola de primeiríssima qualidade em habitação não lembra a ninguém num país normal. Mas a presidente da câmara e os seus lacaios tiveram essa ideia genial - A TROCO DE QUÊ? E a oposição, à excepção do CDS/PP, que para mim é uma grande revelação, está toda caladinha - A TROCO DE QUÊ? Quem é que afinal vai ganhar com esta negociata? Está mesmo a parecer que alguém será. E que vai ganahar muito.

Anónimo disse...

Esta noticia foi publicada em 10 de Janeiro de 2010, três meses depois vimos como a sr.ª Maria Emília e os seus apoiantes MENTEM aos Almadenses.


Construção de estrada na Costa da Caparica divide ambientalistas e autarquia
A construção da polémica Estrada Regional (ER) 377-2, entre a Costa da Caparica e a Fonte da Telha, está a opor ambientalistas e a Câmara de Almada que quer a nova via por «uma questão de segurança»


A estrada vai assegurar a ligação entre a Costa da Caparica e a Circular Regional Interna da Península de Setúbal/IC32 no nó de Belverde, permitindo acesso directo à zona de praias com o objectivo de descongestionar a A2 e o IC20.

No entanto, segundo a dirigente da associação ambientalista Quercus Maria Antónia Falcão, a estrada vai «atravessar áreas protegidas [Reserva Ecológica Nacional, Reserva Botânica, área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica e área integrante da Directiva Habitats e do Programa Corine], destruir cerca de uma centena de pinheiros mansos da Mata dos Medos e alguns do Pinhal do Inglês, e interferir na zona agrícola das Terras da Costa».

Com quase 200 hectares de terrenos agrícolas de classe A, as Terras da Costa, que se avistam ainda da via rápida, antes de chegar à Costa da Caparica, são o sustento de cerca de 100 famílias que há décadas vivem desta terra, alertou.

No entanto, em declarações à Agência Lusa, o vice-presidente da Câmara, José Gonçalves, sustentou que «função agrícola das Terras da Costa nunca esteve em causa».

«Esta via vai, pelo contrário, proteger as Terras da Costa e ajudá-las a cumprir a sua função», acrescentou, explicando que «a via fará a destrinça entre os terrenos rurais e os terrenos urbanos: os primeiros a norte, os segundos a sul, e ambos serão consolidados».

Para a autarquia, «construir esta via alternativa é uma questão de segurança»: «A Estrada Florestal, que liga a Costa da Caparica à Fonte da Telha, não oferece condições de fluidez suficientes para responder a uma situação de emergência», sustentou, lembrando que a Costa da Caparica chega a receber 100 mil pessoas por dia no verão.

A ER 377-2 foi entregue à Concessão Baixo Tejo pela Estradas de Portugal, está prevista no Plano Rodoviário Nacional e integra um dos planos de pormenor previstos no programa Polis da Costa da Caparica, cujas obras começaram em 2007.

De acordo com a Estradas de Portugal, prevê-se que o desenvolvimento dos estudos esteja concluído no primeiro trimestre de 2010 e que a ER 377-2 esteja concluída dois anos depois, em 2012

Lusa / SOL

Lucia Lemos disse...

Já estou tão confusa com tudo o que se passa neste país, que, por vezes, se torna difícil saber quem diz a verdade e quem a não diz. Já é tão frequente, como as nuvens de cinzas o estão a ser!! E que pena Portugal esteja a ser coberta por uma nuvem TÃO CINZENTA, TÃO TRISTE...para onde está a caminhar o "nosso jardim à beira-mar plantado?" Onde está o sol
para "aquecer" os corações destas pessoas e para os "iluminar?..."

Anónimo disse...

Infelizmente merecem !
Isto é a paga por continuarem a abster-se de votar e deixarem que a CDU continue à frente do concelho.
Blogs a denunciar os problemas há muitos, mas pelos visto há poucos a ler ou mesmo lendo não se convencem a ir votar para mudar a situação.

Mesmo com a perda da maioria absoluta, as últimas eleições deram a vitória à CDU. No entanto a maior percentagem continua a ser a da abstenção ! Quem cala , consente !

Eventualmente o povo há-de sofrer tanto que um dia abrirá os olhos, mas todo este sofrimento poderia ser desnecessário. Não há nada a fazer, é a mentalidade da maioria do povo português.

No tempo do fachismo o dirigente dizia que o povo era demasiado ignorante para poder votar. Infelizmente os políticos que vieram depois do 25 de Abril, nada fizeram para instruir o povo a escolher, mas apenas tentaram "convencer" que o seu partido (qualquer que ele fosse) é que era o melhor !

Aguardemos por dias melhores e que o povo vá aprendendo com o tempo, mesmo que mais lentamente do que seria desejável.

Fernando Sousa da Pena disse...

Artigo muito pertinente em http://a-sul.blogspot.com/2010/06/jeronimo-protagoniza-nova-farsa.html, sobre a hipocisia do PCP.