quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mais um frete do PSD Almada à Presidente Maria Emília

«O deputado e vereador do PSD de Almada voltou a afirmar que esta via, que irá libertar o trânsito do centro da cidade da Costa da Caparica, “é perfeitamente conciliável” com o território das Terras da Costa e a actividade agrícola ali existente, mas a sua construção “vai ter de ser recalendarizada”. Ou seja, perante “a condição económica e financeira grave do país, entende-se que o Governo assuma que não pode executar, para já, algumas obras”. Mas, ao mesmo tempo, o deputado Nuno Matias defende que “assim que houver condição financeira, a construção Estrada Regional 377-2 tem de avançar”.» (em Jornal da Região)

O Senhor Deputado Nuno Matias pode dizer que, por razões que conhecerá, defende um crime ambiental típico de país de terceiro mundo. O Senhor Deputado Nuno Matias pode continuar a aparecer nas fotografias, sorridente, ao lado da Senhora Presidente da Câmara. O Senhor Deputado Nuno Matias pode continuar a servir de eco da Presidente Maria Emília quando a voz dela já não chega a lado nenhum. Mas o que o Senhor Deputado Nuno Matias não deveria fazer é tomar os outros por tolos.

A libertação do trânsito do centro da Costa da Caparica é um argumento falacioso, para enganar os distraídos. Senhor Deputado, então não diz que o IC32 vai ser inaugurado? Então não sabe que os carros que se dirigem às praias podem fazer o trajecto IC32 / Avenida do Mar / Estrada Florestal? Então não percebe que quem quer ir para as praias não precisa de ir à Costa porque tem a nova e ampla estrada? Então não entende que com pouco custo a Estrada Florestal pode ser alargada e melhorada?

Depois, o Senhor Deputado Nuno Matias não deve ter tido tempo para estudar durante um par de horas o dossier da ER 377-2. Compreendo, tem muito que fazer no seu serviço à nação. Mas, então, não diga barbaridades, como a compatibilidade da estrada com as Terras da Costa. É a Declaração de Impacte Ambiental da própria obra que o desmente, Senhor Deputado. Não queira repetir os argumentos anedóticos da Presidente da Câmara, Senhor Deputado. E, por favor, leia o parecer técnico do Prof. Eugénio Sequeira. Vai ver o escândalo daquilo que anda a defender nos jornais, Senhor Deputado.

O Senhor Deputado Nuno Matias já deveria ter percebido que aquela estrada é o Cavalo de Tróia da especulação imobiliária em áreas com diversas protecções ambientais. Já deveria ter dado conta que, cada vez mais, as cidades necessitam de terrenos produtivos, quanto mais não seja por meras razões de sobrevivência. Já deveria ter concluído que não se arrasa Reserva Agrícola, Paisagem Protegida e Reserva Botânica em nome de uma estrada inútil.

O Senhor Deputado Nuno Matias deveria perceber que está a dar a mão ao poder comunista decadente de Almada, que não respeita nada nem ninguém, e que não deveria acompanhar os desvarios totalitários da Presidente Maria Emília.




Nota: Em matéria de Ordenamento do Território, o PSD de Almada parece andar colado à CDU. Veja-se a recente suspensão parcial do PDM, uma perigosa carta-branca à Câmara Municipal em matéria muito delicada e com uma fundamentação atabalhoada. Toda a restante oposição foi contrária à decisão, viabilizada com os votos sociais-democratas. Os cidadãos têm o direito de saber porquê.

6 comentários:

EMALMADA disse...

Os interesses políticos, não fosse a Junta de Freguesia da Costa da Caparica liderada pelo PSD aliados aos interesses especulativos imobiliários e possivelmente outros, mais caseiros levam algumas pessoas a ver as coisas ao contrário, a pintá-las da cor que mais lhes convém e a falar sem quererem saber das consequências negativas para as populações e a sociedade.
Certamente com aqueles argumentos não se está a defender nem o ambiente, nem o bem-estar das pessoas, nem a cidade (?) da Costa da Caparica.
Continuam simuladamente a enterrar a cabeça na areia que já cobre as assoalhadas do Polis na Costa da Caparica.
Que grande negócio! Feito à custa do derrube de quantas árvores? para a madeira agora ficar enterrada.

É claro que sabem bem o que estão a defender mas não o dizem.

Anónimo disse...

É muito triste o estado corrupto da política portuguesa. Isto é uma vergonha para um partido com a hitória do PSD.

Anónimo disse...

Pois, pois, PSD. Pedroso de Almeida, administrador da MST? Esphera Capital, Ensulmeci, JLF, Uprasol, negócios com a Câmara Municipal de Almada, pois, pois. Esperar alguma oposição do PSD? Só a gozar Dr. Fernando Pena.

Anónimo disse...

Já agora, o Matias é o lambe-botas da Maria Emília. Se se porta mal é logo repreendido pela chefe, é vê-lo mansinho a sair do gabinete. Isto para não falar do burgesso da Costa que não é do PC só porque não calha, mas é outro bajulador da Maria Emília. O PSD de Almada é uma vergonha na democracia portuguesa.

Anónimo disse...

Nuno Matias não só faz fretes à Presidente da Câmara, mas também responde e retribui à voz do dono e da dona cumprindo os deveres de retribuição de favores prestados ao partido e a empresas e elementos do seu partido.
O PSD já foi. Nuno Matias nenhuma esperança deixa para ser alternativa à gestão desta sua patroa. Está rendido à situação do mais o mesmo. Acabaram-se as ilusões com este senhor Nuno Matias.

soliveira disse...

Tenho à minha frente, um convite da cm Almada, para uma sessão de esclarecimento sobre a Área de Reabilitação Urbana de Almada.
Não é que a cidade não precise de ser reabilitada em termos urbanisticos, principalmente no núcleo mais puro de Almada velha.
Creio no entanto ser útil registar que o último projecto de intervenção aconteceu nos anos 90 e passados menos de vinte anos, a zona está como se fosse cenário de um sismo brutal.
Tal como a ponte de Sª Comba-Dão que foi atingida pelo denominado cancro do cimento, (diga-se pouco ferro e muita areia), começo a reparar que até os romanos faziam obras com maior resistência temporal, a ponto de alguma dessas obras continuarem funcionais.
Será, quanto a mim, uma boa opurtunidade para questionar este elenco de gentinha que ainda é a mesma, que raio de recuperação de Almada Velha, foi de facto feita na década de 90.